sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Última Grande Lição – Mitch Albom



Terminei de ler um livro que me tocou de tal forma, que não encontro palavras que o descrevam. Esse livro mudou meu jeito de ver as coisas perante a vida. De sentir as coisas. E me ensinou uma coisa: a amar. Sempre. Não importa de qual forma.

-Tome qualquer emoção: amor por uma mulher, sofrimento por um ente querido, ou isso por que estou passando, medo e dor causados por uma doença mortal. Se você bloquear suas emoções, se não permitir ir fundo nelas, nunca conseguira se desapegar, estará muito preocupado em ter medo. Terá medo da dor, medo do sofrimento. Terá medo da vulnerabilidade que o amor traz com ele.
-Mas atirando-se a essas emoções, mergulhando nelas, você as experimenta em toda plenitude, completamente. Saberá o que é dor. Saberá o que é amor. Saberá o que é sofrimento. Só então poderá dizer, ‘muito bem, experimentei essa emoção. Eu a reconheço. Agora, preciso me desapegar dela por um momento’.
Morrie calou-se e olhou bem para mim, talvez querendo se certificar de que eu estava entendendo. – Sei que você está pensando que isto é só em relação à morte – continuou-, mas é como venho lhe dizendo. Quando se aprende a morrer, aprende-se a viver.”

Foi difícil escolher uma parte do livro. Poderia ter escrito o livro todo aqui.

8 comentários:

Michele disse...

Ahhh vou pegar pra ler!!!

Beeeeejo e bom findi, amoreee

Amanda Beatriz disse...

lindo trecho! fiquei com vontade de ler!
beijos!

Anônimo disse...

Se um pedaço do livro é tão inteligente, imagino o resto!

Quando acabar de ler Agatha, vou procurá-lo!

Bejão!
[Desculpa a demora]

Pitanga disse...

O final do trecho que escolheste é bem forte...e faz pensar (muito)!

Beijos Doces,

Pitanga

Anônimo disse...

Como diria Nelson Rodrigues: "pouco amor não é amor".
Não curto muito livros assim, prefiro os romances... mas cada um é cada um, né?

Ana Cláudia Zumpano disse...

este trecho obriga a gente a ler o livro, oq se torna um prazer e nunca uma obrigação!!! eu quero ler :)
bjos ;*

Anônimo disse...

olá!!! eu ja li um livro dele; "as 5 pessoas que vc encontra no céu" e e também ameiiii!!

beijosss

Joey Marrie disse...

Oh, sim, "A Ultima Grande Lição" é um livro maravilhoso. Sempre digo que, se eu pudesse, daria um para cada pessoa ler.
Veio parar em minhas mãos sem que eu planejasse, um amigo deixou em casa para que eu lesse e por respeito a esse amigo, resolvi abraçar o esforço que ele tinha feito de emprestar o livro de outra pessoa e trazê-lo para mim.
Foi simplesmente divino. O momento pelo qual eu passava precisava de palavras tão maravilhosas, tão reais quanto as que estão presentes em A Ultima Grande Lição.
Ampliou minha visão da vida como nenhuma lente faria.

;D